segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Significado do Símbolo



Apresentação dos Significados

1. As 8 flechas em círculo representam a COESÃO dos Povos Indígenas;
2. O círculo amarelo representa o Sol, o Astro que permite a Vida na Terra através de gerações;
3. O Coração representa a Expectativa de Amor Humanitário entre as Raças e Povos;
4. A Silhueta da Cabeça de um índio representa o Espírito Indígena, voltado para sua Cultura;
5. Das 8 flechas, duas têm significado ainda mais relevante: a vertical espelha a DIGNIDADE DO ÍNDIO, o Direito de preservar sua cultura, seu idioma, sua crença e tradições.
A horizontal significa o seu desejo de reconhecimento, bem como o resgate do Território do seu Povo Ancestral, sem que para isso tenha que recorrer à força ou armas e, absolutamente, sem ter que perder vidas humanas.

As demais significam:
Direito de uso total de suas terras, bem como a recuperação total dos seus direitos fundiários;
Direito à alimentação e água pura equivalente ao que encontravam nas Florestas destruídas pelos descendentes dos invasores e novos imigrantes;
Direito à Saúde para atender às famílias indígenas contaminadas pelos descendentes dos invasores e
novos imigrantes;
Direito à Educação Contemporânea, de forma idêntica àquela ministrada aos descendentes dos invasores e imigrantes, bem como à Educação Indígena conforme os prognósticos de seus ancestrais;
Direito de Ampliação de seus territórios conforme o seu crescimento demográfico e Adaptação Justa do Modo de Viver, decorrente da destruição dos recursos naturais, seja nas periferias das cidades ou no campo bem como em áreas degradadas por grileiros e usineiros;
Direito de ir e vir sem custo algum de transporte, de produzir e vender artesanato com ausência total de impostos, de merecer prioridade nos assentamentos de terra, bem como nos Projetos de Agricultura Familiar desenvolvidos pelo Governo dos herdeiros dos invasores que lhes subtraíram a terra.

6.As penas em verde e amarelo significam a Tolerância e o Perdão Indígena ao País que eles precederam. Mas, jamais o esquecimento dos seus Direitos Sagrados.

11 comentários:

  1. Oi, tenho uma pesquisa escolar sobre os simbolos indígenas e seus significados, mas nenhum site fala sobre isso. Vocês poderiam fala um pouco mais sobre isso, por favor? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Símbolos Indígenas
    Respondendo a questão do nosso leitor Antônio.
    Evidentemente há uma variedade muito grande de símbolos indígenas, de acordo sempre com cada Etnia Indígena. Existem também significados para cada simbologia indígena.
    São desenhos para cada evento, cada festividade e os símbolos gráficos pintados nos instrumentos musicais, no Arco de flexa, na Lança e no Takape.
    São desenhos que na maioria das vezes tem formas decorativas.
    Os novos símbolos desenhados pelos descendentes indíginas já seguem as novas técnicas digitais e têm significado de acordo com o seu objetivo.
    Por isso, não podem ser confundidos com as antigas simbologias que eram grafadas a mão e com as tintas naturais como o pó das sementes de urukum (vermelho), genipapo(preto), Caulim (substãncia mineral Branco e Amarelo)e o açafrão nativo (alaranjado).
    Caso queira maior explicação peça a sua professora entrar em contato conosco.
    heitorlasso@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi
    tenho uma pesquisa escolar sobre os simbolos indigenas mas nenhum site fala sobre isso,sera q vcs poderiam estar falando mais sobre isso ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. boa noite heitor gostaria de saber se tem como vc me dizer se existe um símbolo indigena que signifique a uniao de duas pessoas? ou seja pessoas casadas a uniao de alma! e se tem como vc me dizer aonde encontrar? e qual seria? obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  5. bom dia heitor gostaria de saber se vc sabe me dizer o que significa a palavra yapoin? se puder por gentileza me responda por favor
    obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  6. ãh!nao entendi nada...
    tem alguma coisa mais especificado.

    ResponderExcluir
  7. me ajudou bastante valeuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  8. legal


    deu pro gasto me ajudou um pouquinho



    mas poderia tere um poco mais

    ResponderExcluir
  9. Queria saber se. Os símbolos daquela tribo. Específica. Ou todas podem usar o mesmo simbolo

    ResponderExcluir