Eu tenho uma paixão maior como todo homem ou mulher deve ter além da família, da crença que professa, dos amigos, do trabalho etc. Essa minha paixão é admirar e vivenciar a luta das Nações Indígenas para conseguir sobreviver à uma invasão de mais de 5 séculos de destruição dos seus territórios.
Minha bisavó, mãe do meu avô paterno era GUARANI PAÎ-TAVYTERÃ ou KAIOVÁ como os outros povos indígenas os chamavam. Portanto, geneticamente, não sou índio puro. Mas o meu Coração...Ah! Esse é índio puro mesmo!
Por isso, não me conformo com o que foi feito com quase todas as Nações Indígenas no Brasil.
Como vocês sabem, durante esses 500 anos muitas lágrimas nativas rolaram por esta terra. Primeiro foram as falsas demonstrações de amizade, depois a contaminação pelos invasores doentes, estupros, escravidão, castigos selvagens, chacinas, morticínios nas bandeiras, engodos ao jogar povo contra povo indígena, humilhações, convocação indevida para as batalhas e guerras contra outros invasores e vizinhos de fronteira, roubo de terras por fazendeiros ligados a políticos corruptos, assassinatos de lideranças, morte de crianças famintas e doentes, segregação, ironia, deboche, covardia, falta de atenção, tentativas de subornos...Chega né?
Chega a hora de corrigirmos tudo isso. Índio não quer esmola, quer JUSTIÇA, quer sua TERRA DE VOLTA.
Aliás, a Justiça não é levada muito a sério neste país.
Falo e escrevo pelos nossos índios. Aos atrevidos não índios já digo que nenhum índio me deu procuração para dizer:
Queremos nossas terras tomadas a força ou porque mataram nossos pais e avós. Se a União já não pode devolver as mesmas terras, modificadas, destruídas, dadas a um qualquer para exploração indevida, então QUEREMOS A JUSTA INDENIZAÇÃO.
EXIGIMOS REPARAÇÃO DOS MALES CAUSADOS ÀS NAÇÕES INDÍGENAS QUE NEM BRASILEIRAS SÃO. SERÃO POR OPÇÃO, POR VONTADE LIVRE E SEM COAÇÃO.
ISTO É UM DIREITO SAGRADO E RECONHECIDO PELAS NACÕES UNIDAS DO PLANETA.
E por falar em Planeta, cuidem-se senhores "civilizados". Se não aprenderem logo com os índios a viver em harmonia com as Florestas, fontes inesgotáveis de sobrevivência humana, preparem-se para sobreviverem por pouco tempo num Planeta Doente.
Graças à ambição dos invasores que perdura todos estes séculos, aliás piorou muito porque descobriram outras formas de riqueza, este país está ameaçando a sobrevivência dos seus próprios filhos e netos.
A Preservação e o controle do Meio Ambiente é vital para o índio. Jamais este grande risco de desastre ecológico aconteceria se as Florestas, os Rios, o Ar e o Mar fossem guardados ou até manipulados pelos indígenas que, desde pequenos, aprendem quando se tira 1 raiz, planta-se 10. Onde se caça por 1 ano, fica 4 ou 5 sem caçar.
ISSO É SUSTENTABILIDADE RACIONAL.
Heitor Kaiová
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário