quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Apoio a luta dos guarani de Araça'i e Kuña Porã

/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\

Caros Amigos, irmãos Parceiros
Esta foi carta enviada à Funai e Ministério público federal.
Recebemos dos Parentes e do CIMI SUL.
Agradecemos repassarem

Utinguassú Liana
Servidora/Presidente OSCIP
Yvy Kuraxo
Subject: Apoio a luta dos guarani de Araça'i e Kuña Porã

Encontro Sepé Tiaraju

Assembléia Regional do Povo Indígena Guarani

São Gabriel – Rio Grande do Sul – BRA

5, 6 e 7 de Fevereiro de 2009


São Gabriel, 7 de Fevereiro de 2009.


Ao Senhor Presidente da Funai

Dr. Presidente Márcio Meira

Cc: Ministério Público Federal de São Miguel do Oeste


Dra. Maria Rezende Capucci


As comunidades Guarani de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, reunidos no Encontro Sepé Tiaraju, em São Gabriel, RS, vimos por meio deste prestar apoio à comunidade Guarani de Araça'i, de Cunhã Porã e Saudades, Santa Catarina, que teve seu procedimento de demarcação iniciado no ano de 1998, tendo sido expulsos da terra em 2000 pela primeira vez, retornando em 2005 sofrendo outra expulssão, estando atualmente em situação provisória em Toldo Chimbangue, em terra emprestada pelo povo Kaingang.

Em abril de 2007 foi assinada, pelo Ministro da Justiça Tarso Genro, a Portaria Declaratória garantindo a área à comunidade. Porém, a Portaria Declaratória sofreu liminar na Justiça Federal de Chapecó suspendendo seus efeitos, mas, em julgamento de recurso na 4a Região da Justiça Federal em Porto Alegre a liminar foi suspensa, com isso a FUNAI pôde dar continuidade à demarcação.

A FUNAI encaminhou Portaria constituindo GT para a realização do levantamento fundiário ainda em novembro de 2008, porém o GT ainda não começou os trabalhos.

Devido a esta situação, nós participantes do Encontro Sepé Tiaraju, exigimos que o GT dê início imediato ao levantamento fundiário e a finalização do processo demarcatório, e que sua comunidade Guarani possa, enfim, retornar para sua terra.

Gratos pela atenção.

Participantes do Encontro Sepé Tiaraju.



GRUPO DE APOIO CORAÇÃO E ESPÍRITO INDÍGENA
Uma porta aberta para o mundo apoiar um movimento de dignidade em favor do Povo da Terra.


Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16268887&refresh=1
.

__,_._,___

9 comentários:

  1. O pouco caso do GOVERNO FEDERAL e da FUNAI na busca das soluções necessárias para o problema da demarcação e desocupação das terras indígenas é simplesmente vergonhoso. Impressionam tanta omissão, negligência e incompetência!

    O que estarão esperando as “autoridades responsáveis” pelos problemas do índio brasileiro? Mais constrangimentos, mais humilhações, mais violência, mais mortes?

    Quanto tempo mais a NAÇÃO INDÍGENA terá que esperar para ver reconhecido o seu legítimo direito à terra? Por que o CONGRESSO NACIONAL e a própria SOCIEDADE BRASILEIRA não se manifestam sobre o assunto de maneira efetiva? Por que se enviam contingentes militares para a defesa da soberania de países estrangeiros, caso do HAITI, por exemplo, e não se pode garantir, dentro do nosso país, a soberania do ÍNDIO? Por que tantos políticos cerram fileiras ao lado de fazendeiros e prósperos homens do agronegócio e nenhum deles defende o interesse indígena?

    ResponderExcluir
  2. Olá...Quero registrar minha admiração pela GACEI pela iniciativa de apoiar e dar suporte a tanta luta por direitos mais do qe justos e pouquissimo respeitados!
    Em minha humilde visão poética, pois sou poeta, fiz o blog CURUMIM, a fim de extravasar na minha rede de amigos o respeito, a admiração e a honra de pertencer a uma nação que tem por ancestrais tão valorosos Corações Guerreiros!
    Considerem-se ligados a mim, estou na campanha pela valorização, pela PAZ e em PAZ!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O Brasil todo era ocupado por povo indigena, então somos todos não indios e devemos ser expulsos de nossas terras, casas? Por favor não estou entendendo mais nada, colonos com documentos que comprovam o direito a propriedade, que pagam impostos que produzem que trabalham uma vida intera para ter algo para poder contribuir com o desenvolvimento do pais agora serão expulsos de suas terras.

    ResponderExcluir
  4. celso michielin, filho de agricultorquarta-feira, abril 01, 2009

    porque vcs q dao apoio a esse povo indigena,antes nao venham ver a verdadeira situaçao desses agricultores q compraram essas terras legalmente,e q sacrificaram suas vidas nelas trabalhando pra ter o q comer,pra poder ter onde passar a sua velhice,venham ver antes para depois dar uma opiniao formada.vcs sao uns bando de suicidas,pois nao tem coraçao quem faz isso com um povo humilde e TRABALHADOR.vamos desapropriar o brasil todo,e vc q esta apoiando vai ser despejado tbm,ou vc é melhor q esse povo,ou os teus documentos valem mais q os deles;pensem um pouco.......

    ResponderExcluir
  5. gente q conhece a regiaoquarta-feira, abril 01, 2009

    vamos parar o brasil todo e voltar pro ano de 1500,e devolver todo o povo pro seus descendentes,só assim sera feita a "justiça"q a funai esta exigindo.gente,o mundo nao pode parar,q lei é essa meu deus.esse povo só quer trabalhar sossegado no q é deles por lei,ou uma escritura nao vale nada,se nao vale rasgue a sua....

    ResponderExcluir
  6. ola, sou moradora de Cunha Pora e conheço bem a realidade vivida pelos agricultores da regiao.PENSO QUE O QUE ESTAO FAZENDO COM OS COLONOS QUE HABITAM ESSA REGIAO HA MAIS DE 50 ANOS É UMA VERDADEIRA INJUSTIÇA, POIS EXPULSANDO OS COLONOS ESTARAO COMETENDO O MESMO ERRO QUE FOI COMETIDO COM OS INDIGENAS. No Brasil tanto se fala em reforma agraria, E QUEM CONHECE A REALIDADE VIVIDA AQUI NA REGIAO SABE QUE AQUI NAO HA LATIFUNDIARIOS. AQUI SIM EXISTE UMA REFORMA AGRARIA POIS AS FAMILIAS SE SUSTENTAM COM POUCA TERRA, SAO MINIFUNDIOS ONDE A MAIORIA DAS FAMILIAS NAO POSSUEM MAIS DE 25 HECTARES DE TERRA. OSCOLONOS TAMBEM SAO VITIMAS POIS COMPRARAM SUAS TERRAS, PAGARAM CARO, POSSUEM ESCRITURA E QUANDO VIERAM HABITAR ESSA REGIAO JA NAO HAVIAM INDIOS VIVENDO AQUI, COMPRARAM SUAS TERRAS DE COMPANHIAS COLONIZADORAS QUE TINHAM TITULOS CEDIDAS PELO GOVERNO PARA HABITAR ESSA REGIAO. NAO É JUSTO EXPULSAR OS COLONOS POIS NAO FORAM ELES QUE EXPULSARAM OS INDIOS. OS INDIOS FORAM EXPULSOS PELO GOVERNO É PRECISO QUE SE CHEGUE HA UMA SOLUÇAO PACIFICA E JUSTA, E ESSA SOLUÇAO COM CERTEZA NAO É A EXPULSAO DOS COLONOS DE SUAS TERRAS E DE SUA COMUNIDADE PRECISAMOS RESPEITAR O DIREITO DOS AGRICULTORES, POIS POSSUEM CULTURA E SAO "VITIMAS" DA MESMA FORMA QUE OS INDIGENAS.

    ResponderExcluir
  7. Dione, eu concordo com você totalmente.
    Aqui ninguém é contra o pequeno agricultor. Não adianta cobrir um santo descobrindo outro.
    A terra é originariamente indígena e a posse foi reintegrada por um governo que não protegeu o índio e o deixou em linha de fogo. Essas companhias colonizadoras expulsaram os índios com ajuda do Governo, a título de progresso. Depois, em outros governos e por clamor popular, a situação tem sido reavaliada e revertida.
    Mas não porque os governos sejam bonzinhos. Hove descaso dos governos por décadas e ainda há. Ele colocou os dois lados na arena e saiu fora.
    Não sei se o melhor é a expulsão dos colonos ou dos índios, mas tanto uns como os outros, quando perdem suas terras por determinação do governo, deveriam receber indenizações justas.
    E isso não acontece.
    O que o Governo vem fazendo - e você deve ter visto isso no episódio de Raposa Serra do Sol - é colocar um povo contra outro.
    Talvez onde você more não haja latifundiários, mas pode ter certeza de que essa área é cheia deles e muitos influentes na política - seja por carreira, por amizade ou por presentes.

    ResponderExcluir
  8. LEONEL F. TIDRE SOU PROPRITARIO DE 01 AREA DE TERRA DE 8,0HA E OUTRA DE 7,1HA ONDE PRODUZIMOS FRANGOS DE CORTE E MATRIZ P/ PRODUÇÃO DE OVOS TENHO REGISTRADO COM CARTEIRA ASSINADA 12 FUNCINARIOS TODOS RESIDEM COM SUAS FAMILHAS NAS PROP.SENDO NO TOTAL 20 PESSOAS QUE RESIDEM EM APENAS 15,1HA PRODUZIMOS 3.000.000 DE OVOS FERTEIS P/ PRODUÃO DE PINTOS E 450.000 FRANGOS E MUITA PPRODUÇÃO P/ UMA PEQUENA AREA DE TERRA E MESMO ASSIM QUEREM NOS !!!!! ESTA AREA E TUDO ISTO APOIADO PELA IGREJA CATOLICA DE CHAPECO PELO MINISTERIO PUBLICO DE SÃO MIGUEL DO OESTE NOS AJUDEM A FAZER PRESSÃO NOS POLITICO QUE NADA FAZEM NO MAIOR TRAIDOR O MINISTRO TARÇO GENRO E NO PIOR DE TODOS O BISPO DE CHAPECO

    ResponderExcluir
  9. GENTE QUE MORA PRÓXIMO A REGIÃOdomingo, novembro 29, 2009

    Eu moro próximo à área, e lá moram apenas PEQUENOS agricultores, que já nasceram nessas terras e possuem escrituras ha quase 100 anos e agora aparece a funai, o cimi, a igreja católica e meia duzia de indios querendo expulsar os pequenos agricultores de suas terras para se apropriarem delas.ISSO É ROUBO, INJUSTIÇA CONTRA UMA DAS CLASSES MENOS FAFORECIDAS DO NOSSO PAÍS: OS PEQUENOS AGRICULTORES.

    ResponderExcluir