segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Realidade dos kaiowás é pior do que a ficção


Eu havia postado essa notícia como comentário, mas agora localizei as imagens registradas pelo Toninho Viegas, repórter cinematográfico do Correio do Estado (MS) que corrobora na opinião do jornalista.



Realidade dos kaiowás é pior do que a ficção

"Uma das maiores forças do filme 'Terra Vermelha', de Marco Bechis, é fazerum retrato ficcional da situação dos kaiowás sem quase nada exagerar ouexcluir da realidade. Bechis nos deu suicídios, a tragédia pela qual oskaiowás eram mais conhecidos até pouco tempo atrás. Mas poupou-nos deoutras cenas chocantes do cotidiano do grupo, como a de índios revirando olixão de Dourados e a das mortes de dezenas de bebês por desnutrição. Quemdiz que há muita terra para pouco índio no Brasil deveria passear pelo sulde MS, onde um território tradicional de mais de 6 milhões de hectares foiretalhado em 'ilhas' com no máximo algumas centenas de hectares cada uma.Nelas espremem-se 30 mil índios de dois grupos guaranis (kaiowás eñandevas). Resta aos kaiowás venderem sua força de trabalho comobóias-frias, empregadas domésticas ou peões de fazenda".

artigo de Claudio Angelo - FSP, 28/11, Ilustrada, p.E6.




4 comentários:

  1. E ISSO MESMO QUE SOBRA A NOSSOS INDIOS
    APENAS NOSSO LIXO

    UM CONTINEMTE ,UM PAIS TÃO GRENDE
    TÃO EXPLORADO
    E TÃO INJUSTO

    OS SEUS VERDADEIROS JOGADOS AS TRAÇAS

    ResponderExcluir
  2. Olá! Boa noite!

    Sinto um profunda tristeza em ter que estar diante de tão cruel realidade. Esta postagem se encontra no Terra Brasilis com os devidos créditos.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. nao devemos aceitar o mal, devemos ter fé e acreditar que tudo pode mudar para melhor, sempre tendo pensamentos positivo. Por que o desejamos e o que temos. Se plantar na terra uma pequena semente temos comida em abundancia
    e nao colher lixo Deus nao quer isso. Forca e coragem e desejar sempre o melhor hoje e sempre

    ResponderExcluir
  4. Um grande abraco e beijo para todos os indios
    na terra porque tambem tenho sangue indigena.
    E um ano novo com muita Paz e Prosperidade, para todos os povos do universo.
    Os indios nao precisa dos produtos industrializados do brancos com produtos quimicos e toxico. Plantem amigos com amor e Deus vos darar com muita fartura alimentos organicos (bio) acreditem. Forca e Fé

    ResponderExcluir