sexta-feira, 6 de março de 2009

União - Assembleia dos Tuxauas

SURUMU
Começa hoje 38ª Assembleia dos Tuxauas

Fonte: a A A A

Foto:  

Coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Dionito Souza

ANDREZZA TRAJANO
 
 

A poucos dias do julgamento que decidirá a constitucionalidade da demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, ao norte de Roraima, em área contínua, lideranças indígenas de todas as etnias do Estado vão discutir o assunto durante a 38ª Assembleia dos Tuxauas.

Com o tema "A luta continua: unidos venceremos", o evento organizado pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) começa hoje e segue até a próxima segunda-feira, 9, na vila Surumu, inserida na reserva, a 230 quilômetros de Boa Vista. O CIR chama a região de comunidade do Barro.

Representantes dos ministérios das Comunicações e Meio Ambiente, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Comitê Gestor da Presidência da República, Fundação Nacional de Saúde, entre outras estarão presentes.  A Força Nacional de Segurança vai trabalhar na segurança da região durante o evento.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, também confirmou presença. Essa será sua primeira visita a Roraima à frente da Funai. Hoje ele cumpre agenda na comunidade Demini, na terra indígena Yanomami, a leste do Estado, e amanhã participará da assembleia.

Além da legalidade da demarcação em área única ser palco dos debates, outros temas como desenvolvimento de programas comunitários, manejo de recursos naturais, alternativas econômicas, direitos indígenas, saúde e educação também receberão destaque, conforme o coordenador do CIR, Dionito Souza. A expectativa, segundo ele, é que 1.200 índios participem da assembleia. 

"Continuamos batendo na mesma tecla. Queremos a desintrusão já. As autoridades levarão [a Brasília] o nosso recado", disse o líder indígena, ao comentar a expectativa para o julgamento.

O encontro encerra com a aprovação de um documento que conste melhorias para o desenvolvimento dos povos indígenas. Ele será enviado a instituições ligadas à defesa dos direitos dos povos índios para que seja implementado o mais breve possível.
 
ELEIÇÃO – Hoje, durante a abertura da 38ª Assembleia dos Tuxauas, os indígenas conhecerão o novo coordenador do CIR para o próximo biênio. A votação começou no final do ano passado, em todas as comunidades ligadas ao Conselho, e encerrou ontem.
 
Concorrem ao pleito os atuais coordenadores Dionito de Souza e Terêncio Manduca (vice), além de Desmano Souza e Olga Barbosa. Essa é a primeira vez que uma mulher disputa ao cargo máximo do CIR. Os dois mais votados serão eleitos coordenador e vice da entidade, respectivamente.
 
Fonte: Folha de Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário